[Tutorial] Como abrir ou participar de uma campanha?

Ir em baixo

[Tutorial] Como abrir ou participar de uma campanha? Empty [Tutorial] Como abrir ou participar de uma campanha?

Mensagem por Kong Jae-Hwa em Qua Fev 27, 2019 10:47 pm

Tutorial: Como abrir ou participar de uma campanha?

Como em qualquer lugar com pessoas diversas, duvidas diversas podem aparecer e essa é uma delas: como abrir uma campanha ou participar de uma campanha? Vamos começar com a participação em campanhas e depois explicaremos como funciona a criação delas.


Participando de uma campanha

É possível ingressar em uma campanha que já foi iniciada ou em uma que não foi ainda aberta e ambos os casos a entrada é simples. Tome cuidado com algumas campanhas: elas podem não aceitar novos jogadores e, nesses casos, falar com o narrador normalmente não resultará em uma possível entrada.

Em caso de uma campanha em andamento, atente-se ao numero de vagas declaradas na pagina inicial do fórum para aquela campanha: é a quantidade de jogadores que ainda podem entrar naquela campanha. Em alguns casos, ao invés de um um valor ou um aviso de sem vagas há um "a combinar". Uma campanha que possui vagas a combinar pode ter alguns requisitos ou exigências para que novos jogadores entrem. Ou, em alguns casos, aceitar apenas personagens específicos. Uma vez verificado a disponibilidade (ou falta dela) de adentrar no jogo que deseja, entre em contato com o narrador no tópico destinado a isso na campanha ou por mensagem privada.

Você se interessou em uma campanha que ainda não iniciou e está ainda na fase de proposta? Ótimo! Apesar de ainda poderem existir número de vagas, as chances de poder entrar sem estar "atrasado" em relação aos outros é maior. No tópico da proposta, envie uma mensagem solicitando uma vaga ao mestre. É aconselhável que já seja declarado o que já tem em mente para o personagem, se já estiver pensando em alguma coisa para ele. Isso ajuda o mestre a já começar a preparar algo para o seu personagem como ajuda os outros jogadores a não fazer nada igual ao seu personagem.


Criando uma nova campanha

O primeiro passo é a criação de uma proposta na área de Propostas e Inscrições (clica). Neste tópico, algumas questões já precisam ser apresentadas aos jogadores da forma mais coerente e clara possível para que a campanha vá para a frente e evitar problemas futuros para você ou para os jogadores.

Mas, em primeiro lugar, precisamos do titulo da proposta, certo? Não recomendamos nada muito extenso, porque ao criar o fórum pode ficar cortado ou esquisito (em média, 25 caracteres). Nele, seria bom indicar o sistema (e qual versão, no caso daqueles que possuem mais de uma), nome da campanha e numero de vagas ofertado inicialmente. Um exemplo é [D&D 3.5] Flowers of Gods (3 vagas). Percebam que já há a indicação do sistema (Dungeon and Dragons na edição 3.5), o nome (Flowers of Gods) e o numero de vagas ofertadas (3).

Sistema. Os jogadores precisam ter uma ideia do sistema para começarem a bolar suas fichas de personagem e/ou histórias. Você usará D&D? Tormenta RPG? Um sistema próprio? Cada um deles possui um conjunto de regras e dados para a criação dos personagens diferente e isso afeta o que o personagem pode ou não fazer. Além disso, alguns deles já possuem uma história e ambientação própria e, a menos que você planeje usar outra e notifique os jogadores disso, é algo que eles precisam já considerar para os personagens. Se for um sistema próprio, os jogadores precisarão receber informações e dados sobre a montagem de ficha para já inicia-la ou ao menos ser avisados que as informações ficarão disponíveis assim que o fórum do jogo for criado.

Sinopse. Acredite, eles precisam e merecem saber no que estão se metendo. Se um enredo básico - e tudo bem se ainda for "primitivo" aqui - não for apresentado, você corre o risco de receber um personagem que não se encaixa no que você planeja e o jogador pode acabar não jogando com algo que ele realmente vá gostar naquele ambiente especifico. E, mesmo sem esse detalhe de personagem "inadequado", a sinopse ajudará a encontrar os jogadores que você deseja.
Além de informar o que pensou para o enredo de forma sucinta, lembre-se de informar o ano, em que local do universo acontecerá o jogo ou pelo menos onde se iniciará, e outras informações.

Vagas. Quantos jogadores você está disposto a aceitar? Como funcionara no decorrer do jogo? Irá abrir mais? Se o personagem morrer por algum motivo, o jogador perde a vaga e outro poderá entrar ou ele pode refazer a ficha e entrar em uma próxima oportunidade? Tente esclarecer o máximo essas e outras perguntas que possam surgir sobre as vagas.

Regras da Casa. Alguns mestres possuem suas próprias regras ou usam variações de regras do sistema, outros as modificam. Alguns "ignoram" algumas regras e outros as adequam para servir melhor a campanha que estão narrando. Não há nada de errado com isso, mas os jogadores precisam ser avisados tão logo quanto for possível. De preferencia, ANTES de entregarem os personagens prontos e não no decorrer da campanha.

Frequência de Postagem. Apesar de ser um jogo de fórum, uma postagem por mês pode não agradar muitos jogadores e várias postagens por dia podem não ser possíveis para outros. Procure oferecer uma base que possa se encaixar não apenas com a sua agenda mas com a de outros membros do RPG.


Tudo isso já foi resolvido e já encontrou os jogadores? Maravilhoso! Agora basta vir no tópico de solicitação de abertura (clica) e pedir para que ela seja aberta. A abertura da campanha é inteiramente grátis, mas apenas pode solicitar abertura de uma nova campanha caso a sua última solicitada já tenha começado as postagens em on-game. E caso abandone uma campanha apenas poderá reabri-la pagando por isso.
Kong Jae-Hwa
Kong Jae-Hwa

Mensagens : 16
Peças de Ouro : 330
Data de inscrição : 27/02/2019

https://yggdrasillrpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum